Com o layoff batendo à porta, estar conectado às novidades de mercado, ativar o networking e desenvolver soft skills aumentam as chances de novas oportunidades
Em alguns momentos do ano, uma onda de demissão parece tomar conta das organizações, independente do setor. O mercado mostra que janeiro de 2023 foi o momento escolhido pelas empresas para o layoff. A reestruturação de equipes e departamentos é comum nas companhias, por estratégia ou por necessidade, mas muitas vezes pega o colaborador de surpresa, deixando-o sem uma opção imediata de ocupação.
Cortes de 10 mil, 11 mil e até 18 mil funcionários são alguns dos números dos desligamentos em massa divulgados por grandes players do mercado, motivados por retenção de custos e por incertezas de uma recessão global.
Mesmo em um momento de muitos cortes, o colaborador que ocupa a estação de trabalho pode reverter uma situação negativa e tomar dois possíveis caminhos: recolocar-se no mercado de trabalho ou buscar aquela nova área de atuação tão sonhada e que não era possível por falta de oportunidade, achar que não era o momento certo ou por receio de tentar algo diferente.
Para ambos os casos, uma das principais estratégias é o networking. Glaucy Bocci, Senior Client Partner da consultoria global Korn Ferry explica que não é problema algum pedir orientação sobre novos caminhos. "Seja para uma recolocação ou para conhecer uma nova área, conte para a sua rede de contatos qual momento você está vivendo. Isso pode ajudar a expandir os horizontes profissionais e ajudar a desenvolver uma nova carreira", explica a executiva.
A pedido do site Vendedor Profissional, a consultoria Korn Ferry reuniu cinco dicas para orientar o colaborador que vive um momento de desligamento ou de mudança de carreira.
1. Faça uma (re)organização
Bocci orienta que o profissional realize um momento de reflexão para entender quais caminhos ele quer trilhar para a carreira. "Reunir competências, lembrar quais são suas habilidades, conhecimentos e experiências e colocá-los em uma lista ajudará a mapear possibilidades reais de mudança ou recolocação".
2. Faça um mapeamento completo do mercado
Seja para trilhar uma nova carreira ou mudar de empresa, faça um mapeamento completo do mercado para entender quais são as áreas mais aquecidas no momento, quais estão com alta demanda de contratação e que mais se assemelham com o seu perfil profissional. "Setores como mercado financeiro, logística, vendas, recursos humanos e marketing devem seguir bem aquecidos em 2023, com cargos que vão desde analista até direção. Em tecnologia, apesar de um 2022 bem turbulento, a escassez de talentos vai movimentar a área" comenta Bocci.
3. Ative suas redes estratégicas
Glaucy recomenda utilizar da sua lista de competências para atualizar as redes de contatos profissionais. "Atualize o seu currículo e o LinkedIn. Mostre para todos quais são suas principais habilidades, que está atualizado no mercado e onde quer chegar. Uma rede de contatos que te vê, é uma trilha repleta de oportunidades".
4. Se não estiver tão atualizado...
Qualificações técnicas e comportamentais atualizadas aumentam, e muito, a empregabilidade no mercado. "O profissional precisa compreender que é fundamental estar conectado às novidades do mercado. Portanto, busque aprimorar tecnologias, um novo idioma, fazer cursos online ou presenciais que estejam em linha com a sua nova proposta profissional. Assim ficará mais fácil de colocar os planos em prática", orienta Glaucy.
5. Conecte-se às soft skills que estão em alta
Muitas habilidades são importantes, mas algumas estão sendo mais demandadas do que outras, conta Glaucy Bocci, da Korn Ferry. "Empatia, proatividade, resolução de conflitos, atenção aos detalhes e análise de temas complexos são expertises chave nas empresas hoje. Isso se aprende fora de cursos, portanto, converse com colegas que conviveram com você ou um líder direto que confie para obter feedbacks e melhorar no que for possível", aconselha a executiva.
*Da Redação do site Vendedor Profissional
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